O Papa Bento XVI animou os jovens a apoiar-se na fé para não ceder à tentação do pessimismo na Visita Pastoral a Lamezia Terme e Serra San Bruno que realiza hoje à região italiana da Calábria sob o lema “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, caminhe!”.

“Estou seguro que saberão superar as dificuldades de hoje para preparar um futuro melhor. Não cedam jamais às tentações do pessimismo e da resignação em vocês. Recorram à sua fé e às capacidades humanas; esforcem-se em crescer na capacidade do amor, de cuidar do outro e de todos os bens públicos, custodiem o hábito nupcial do amor; perseverem no testemunho dos valores humanos e cristãos tão profundamente radicados na fé e na história deste território e de sua população”, exortou Bento XVI.

O Santo Padre foi recebido esta manhã pelo Bispo de Lamezia Terme, Dom Luigi Cantafora; o Embaixador da Itália ante a Santa Sé, Francisco Maria Greco; e o Presidente da Calábria, Antonio Reppucci, entre outros.

O Santo Padre celebrou a Eucaristia em Lamezia Terme, zona industrial e em sua homilia, animou a praticar a caridade, agradeceu a Dom Cantafora, aos fiéis, e às autoridades civis e militares sua calorosa acolhida, e expressou sua alegria por alcançar estas terras.

A Calábria, situada ao sul da Itália, é a região italiana mais afligida pela máfia, a violência, o crime e o desemprego. A Ndràngheta, como é conhecida a máfia calabresa, é uma das mais fortes e perigosas organizações criminosas do país, a qual tem também uma prolongação no exterior.

“Para fazer frente à nova realidade social e religiosa –da Calábria-, diferente do passado, e possivelmente agora com maior dificuldade, mas também plena de potencialidade, é necessário um trabalho pastoral moderno e orgânico que afiance no Bispo todas as forças cristãs: sacerdotes, religiosos e leigos, alentai-vos pelo comum compromisso da evangelização”, expressou o Santo Padre.

O Papa também recordou a importância de ensinar as novas gerações a viverem no compromisso do matrimônio e da família, “com o fim de dar uma resposta evangélica e competente aos numerosos desafios que hoje em dia afetam o campo da família e da vida”.

Bento XVI se dirigiu também aos fiéis leigos, aos jovens e às famílias. “Não tenham medo de viver sua fé nos diversos âmbitos da sociedade, nas múltiplas situações da existência humana! Tendes os motivos para mostrar-vos  fortes, confiantes e valentes, e isto graças à luz da fé e à força da caridade”.

“E quando encontrarem a oposição do mundo, façam suas as palavras do Apóstolo: ‘Tudo posso em Cristo que me fortalece”, concluiu o Santo Padre.