Com mais de mil atendimentos durante o ano de  2004, o Instituto para o Matrimônio e a Família (IMF) da Universidade Católica San Pablo (UCSP) de Arequipa, ao sul do Peru, apresentou para este ano uma série de atividades a serviço da família.

Em uma coletiva de imprensa, o Diretor do Instituto para o Matrimônio e a Família, Padre Kay Schmalhausen Panizo, informou sobre o desenvolvimento dos programas acadêmicos “a Aula do Saber” e “a Universidade para maiores de 50 anos”.Assim como  dos diversos atendimentos no campo espiritual, familiar, psicológico e legal.

Este ano  o Instituto lançou  sua página na Internet: http://www.ucsp.edu.pe/centros/familia/ onde pessoas do Peru e do mundo poderão fazer consultas gratuitas a especialistas da área familiar da Universidade e acessar ao programa acadêmico anual, a notícias de atualidade, à biblioteca da área de família e a foros de discussão.

Dependem do Instituto, o Centro de Orientação Familiar (COF) e o Centro de Ajuda para a Mulher (CAM).Este último desenvolve um importante trabalho a favor da vida dos não nascidos – durante o ano de  2004 salvaram 84 bebês do aborto- e das mães gestantes de escassos recursos.

Criado em junho de 1997, o Instituto para o Matrimônio e a Família da UCSP é o único em seu gênero no Peru que procura através de um exigente trabalho acadêmico iluminar as distintas realidades familiares, contribuindo desta maneira à realização de seus membros e ao futuro da sociedade em geral.