A Congregação dos Legionários de Cristo nomeou o sacerdote espanhol Jaime Rodríguez como seu novo Secretário Geral, em substituição do Pe. Evaristo Sada, quem se desempenhou no cargo desde 2005.

A decisão foi tomada pelo Pe. Álvaro Corcuera, Diretor Geral da Legião de Cristo, com a aprovação do Conselho Geral e do Delegado Pontifício, Cardeal Velasio de Paolis quem está à frente da congregação desde julho de 2010.

O Pe. Jaime Rodríguez nasceu em Madrid (Espanha) em 1976 e foi ordenado sacerdote em 2008. Trabalhou durante três anos com grupos juvenis em Valência (Espanha), como encarregado do Clube Faro e professor de formação católica no colégio Cúpulas da mesma cidade. Desde 2005 colaborou na direção geral dos Legionários de Cristo em Roma.

A nota dos legionários recorda que "segundo as constituições da Legião de Cristo, o secretário geral não tem autoridade própria. Sua tarefa consiste em assistir o diretor geral da congregação no que este deve escrever ou tratar".

Esta nomeação segue a renúncia em julho deste ano do Pe. Luis Garza ao posto de Vigário Geral e Conselheiro Geral da Legião de Cristo, para assumir a direção do novo "Território da América do Norte" que uniu os territórios de Nova Iorque e Atlanta. El assumiu o cargo no dia 1 de agosto.

Uma das tarefas que realizou o Pe. Evaristo Sada como Secretário Geral da Legião foi uma excursão entre 2009 e 2010 em que refletiu sobre a situação da congregação logo depois de conhecer a dupla vida moral do fundador, Marcial Maciel.

Em fevereiro de 2010 e diante de 11 mil pessoas, o Pe. Sada no México foi um dos primeiros legionários a pedir perdão publicamente pela vida de Maciel durante um encontro com membros do Regnum Christi, o movimento leigo da Legião.

Naquela oportunidade o sacerdote, que anunciou sua renúncia em janeiro de 2011 através de uma carta, disse que "de todo coração quero pedir perdão às pessoas às quais nosso fundador tenha afetado por causa dos atos imorais em sua vida pessoal e às pessoas que se tenham se sentido feridas por suas conseqüências".

O Pe. Sada se dedicará a promover agora as "escolas de oração" entre os legionários e os membros do Regnum Christi. O sacerdote fará parte também da equipe técnica geral de consultoria.

Logo depois de conhecer a dupla vida de Maciel, a Santa Sé determinou uma visita apostólica (investigação) levada adiante por cinco bispos nomeados pelo Papa entre julho de 2009 e março de 2010.

Finalizada a visita, o Papa nomeou o então Arcebispo de Paolis com potestades de superior geral.