Os Museus Vaticanos acolhem nesta terça-feira a conferência "Conservação compartilhada. Vários enfoques para a conservação de arte feita com diferentes materiais", e conta com a participação de peritos internacionais.

O evento está presidido pelo diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, e se divide em três sessões.

A primeira se titula "Um olhar ao Oriente" e abordará temas como o "Legado cultural tangível e intangível" e "A conservação e restauração das pinturas murais na Birmânia (Pagan) e no Tibet (Dege)".

A segunda sessão está dedicada à formação, e nela se discutirá sobre "Restauração das coleções de objetos pré-históricos", "Conservação de objetos realizados com diversos materiais: experiências de tutela e restauração no México" e de "Intervenções de restauração e formação profissional no Iêmen".

A última parte tratará sobre a comunicação e investigação, com temas como "Conservação da arte contemporânea e do patrimônio técnico e etnográfico: uma nova provocação pedagógica", "As coleções de peças de diversos materiais: casos exemplares de teoria (ethic) da conservação na experiência do ISCR (Instituto Superior para a Conservação e a Restauração da Itália)", entre outros.