Mais de um milhão de fiéis participaram da 37ª peregrinação ao Santuário de Luján (Argentina), por ocasião da celebração do Ano pela Vida, declarado assim pela Conferência Episcopal, ante o debate legislativo de projetos de lei que pretendem despenalizar o aborto no país.

Fontes policiais citadas pela agência argentina AICA, estimaram que perto de um milhão 300 mil fiéis foram os participantes desta caminhada, cujo percorrido foi de 58,8 quilômetros.

O Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, durante a Missa que presidiu ao finalizar a tradicional peregrinação, cujo lema este ano foi "Mãe ajudai-nos a cuidar da vida", insistiu aos fiéis que defendam a vida desde o seio materno até a morte natural.

"Ajudai aqueles que cuidam da vida dos mais pequeninos e dos maiores, as crianças e os anciãos. A vida se cuida sempre, desde o momento em que é esperada até o último fôlego do caminho", exortou o Cardeal.

"Um povo que não cuida das crianças nem dos anciãos começará a ser um povo em decadência. As crianças são a força, a esperança, e os anciãos o tesouro de sabedoria", precisou logo.

Além disso, o Cardeal afirmou que "a Virgem está junto aos que estão com cruzes em suas vidas".

Por sua parte, o Bispo de Avellaneda-Lanús (na Argentina), Dom Rubén Frassia, em uma mensagem convidou a pedir por "uma vida humana com qualidade de vida, com o desenvolvimento próprio da pessoa, para evitar a marginalidade, a escravidão, para desterrar os vícios que golpeiam a família e os jovens".