O Foro dos Cristãos de Jacarta (Jakarta Christian Communication Fórum) informou que só no ano 2010 na Indonésia foram fechadas 47 igrejas, enquanto que nos 4 primeiros meses de 2011 já são nove os lugares de culto fechados ou demolidos.

Segundo a agência vaticana Fides estas igrejas são consideradas "ilegais" ou "não autorizadas", por isso as autoridades civis de Java e outras províncias da Indonésia, exigem o fechamento e a suspensão de todas as atividades de culto.

O Foro de Cristãos em Jacarta informou que esta prática só é realizada nos templos cristãos e não outros lugares de culto, por isso a consideraram uma prática discriminatória e uma pressão aos cristãos. As autoridades locais justificam sua ação dizendo que as igrejas são casas utilizadas como lugares de culto, sem uma licença ou sem o número mínimo de 60 fiéis.
Entretanto o Foro explicou que a decisão se deve às pressões e protestos de grupos muçulmanos radicais.

Diante desta situação assinalaram que é necessário "estar preparados para superar os obstáculos; conhecer as regras e responder com ações legais; reunir-se com as autoridades civis; estar presente no mundo dos meios de comunicação; estabelecer um diálogo frutífero com os líderes muçulmanos locais, fomentar o entendimento mútuo; socializar-se com a população local mediante o início de atividades positivas".

"Os cristãos na Indonésia querem ser uma bênção para a sociedade e a nação", concluíram.