Com uma Missa presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, a Rádio Vaticano celebrou 80 anos no ar produzindo programas dedicados à evangelização e à difusão do pensamento do Papa.

Na Missa, realizada na gruta de Lourdes dos Jardins Vaticanos, estiveram presentes o Pe. Federico Lombardi, Diretor Geral da emissora e o Pe. Andrzej Koprowski, Diretor dos programas.

Em sua homilia, o Cardeal Bertone percorreu brevemente a história da Rádio Vaticano e expressou seu desejo de que siga sendo "um meio de comunicação tipicamente eclesiástico, quer dizer, ligado de modo vital à Igreja, do mesmo modo que o sarmento é um com a videira que o alimenta".

Após a Missa o Cardeal Bertone entregou um reconhecimento pontifício a seis trabalhadores da rádio "por seu fiel serviço ao Papa e à Igreja".

Mais adiante o Pe. Lombardi deu de presente ao Cardeal a primeira cópia em dois volumes da obra "Oitenta anos da Rádio do Papa", que será apresentada oficialmente no Vaticano no próximo 4 de outubro.

Conforme explicou o Pe. Lombardi a finalidade desta obra é "ajudar a recordar e a compreender como a Rádio Vaticano, como instituição e como comunidade de pessoas, acompanhou os últimos sete pontificados com a consciência de ter uma missão que cumprir, quer dizer, uma mensagem que difundir e de ter que procurar continuamente os instrumentos novos mais adequados para difundi-lo".