A Conferência Episcopal Dominicana lançou uma cruzada de recuperação dos genuínos valores espirituais na sociedade nacional.

Em uma carta pastoral com motivo da celebração do 161º aniversário da Independência Nacional, os bispos afirmaram que no pano de fundo da crise social, política e econômica "está nossa crise cultural. daí a importância de que nos detenhamos nesta crise cultural".

A mensagem da Conferência do Episcopado expressa que são muitas as coisas que inquietam os dominicanos em torno da justiça e questionam o alto número de presos preventivos e demandam agilidade nos processos.

Os bispos consideram inadmissível a corrupção e recordam que “por desgraça, corruptos vão existir sempre e os há em todos os lugares do planeta, deplorável fenomenal da liberdade humana. Nenhuma sociedade nem instituição está livre deles. O inadmissível é que os corruptos não sejam denunciados, perseguidos e castigados, quer dizer que gozem de impunidade. A impunidade reinante é o grave e escandaloso e o que deve ser erradicado do país”.

Os prelados acrescentam que a impunidade incentiva e estimula a corrupção e faz crescer o número dos corruptos.