Com ocasião do 150º aniversário da unidade da Itália, Dom Giovanni Becciu, substituto da Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais, destacou os benefícios positivos que gera na sociedade a relação Igreja-estado.

Em um discurso pronunciado na Embaixada da Itália ante a Santa Sé e que contou com a presença de autoridades governamentais, o Prelado recordou que o Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano pelo aniversário da unidade italiana e que também presidiu a Oração pela Itália na Basílica Papal da Santa Maria Maior (Roma).

Em suas palavras Dom Becciú destacou que "a Igreja na Itália pôs à disposição suas energias com convicção para confirmar (…) a vitalidade do espírito de leal colaboração para a promoção do homem e para o bem de todo o país que caracteriza a relação Igreja-comunidade política na Itália".

O Prelado se referiu à Concordata lateranense de 1929 e ao Acordo de revisão de 1984 que constituem "manifestas expressões do diálogo entre a Santa Sé e a Itália … e da colaboração entre Igreja e comunidade política na concórdia e na cooperação, a favor da pessoa e do bem comum".

Finalmente Dom Becciu considerou que a experiência italiana "pode compartilhar com outros países e com grande proveito as aquisições realizadas pelo que se refere à relação Igreja-estado, na distinção dos âmbitos e na colaboração recíproca".