O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou que o Papa Bento XVI ajudará os agnósticos a descobrirem e a reencontrar-se com Deus se estes analisarem alguns de suas mensagens pronunciadas da Alemanha.

Desde sua terra natal, o Papa pronunciou palavras que comoveram a imprensa internacional: "O que contam são os fatos, não as palavras", e até os agnósticos que se perguntam pela existência de Cristo sem encontrar a paz "estão mais perto do reino de Deus que aqueles que são fiéis ‘de rotina’".

O Padre Lombardi, explicou em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, que com esta frase o Papa não quis desalentar ninguém,mas expressar uma das grandes intenções de sua viagem que foi estender a palavra de Deus a todos e "ajudar os homens e as mulheres de hoje a encontrar Deus, a reencontrá-lo".

"Este é um sinal de atenção para os agnósticos: parece-me que em uma sociedade secularizada é uma mensagem muito significativa. Todos podem sentir-se no caminho para Deus, também de maneiras menos explicitamente confessionais", considerou.

O Padre Lombardi assinalou que com o ecumenismo o Santo Padre procura dar resposta à fé que todos os cristãos compartilham, para "a partir desta prioridade fundamental de seu Pontificado –que é voltar para centro da atenção da relação com Deus, a dimensão transcendental religiosa na vida pessoal, na vida da sociedade–, desenvolver depois a missão do anúncio desta dimensão, o anúncio prático de sua interpretação em todas as dimensões da vida".

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, considerou que o Santo Padre não passou despercebido nas consciências dos alemães, e em seus 17 discursos "manteve um nível de mensagem realmente fundamental e deixa agora a cotidianidade do compromisso de quem escutou a interpretação em sua própria vida".