O Arcebispo de Friburgo, e Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, agradeceu ao Papa Bento XVI pelo apostolado ecumênico que desenvolveu durante sua visita à Alemanha e sua proximidade com evangélicos, ortodoxos e católicos.

Neste 24 de setembro pela tarde, desde o Seminário da Arquidiocese do Friburgo, Dom Zollitsch –ao recordar os encontros do Santo Padre com os representantes da Igreja Oriental, Ortodoxa e Evangélica em sua viagem à Alemanha– afirmou que este interesse por irmanar os cristãos "constituem um marco ecumênico", e deu as graças a Bento XVI por "dedicar tanto tempo ao ecumenismo em sua visita a Alemanha".

Dom Zollitsch, indicou também que a Igreja Católica é plenamente consciente de tudo o que compartilha com as igrejas ortodoxas e orientais em matéria de fé e ética, e mostrou seu júbilo pelos avanços conseguidos durante os últimos anos graças ao Papa em matéria ecumênica. "Estou muito satisfeito e agradecido por este espírito de confiança mútua que se manteve entre estas igrejas durante muitos anos, inclusive aqui na Alemanha".

Finalmente, o Cardeal mostrou sua preocupação pela difícil situação dos cristãos do Oriente Médio, cuja problemática é o ponto central de numerosas reuniões e pediu aos cristãos que se unam para ajudar a pôr fim a esta desventura.

"Hoje, também ofereçamos a nossos irmãos cristãos perseguidos nossa solidariedade na oração", concluiu.