O encontro interreligioso pela paz no dia 27 de outubro em Assis (Itália) e a viagem ao país africano do Benin, são dois dos eventos mais destacados na agenda do Papa Bento XVI para os meses vindouros.

O Escritório de Celebrações Litúrgicas divulgou as celebrações que o Santo Padre presidirá em outubro e novembro.

No domingo 9 o Papa realizará uma visita pastoral à localidade de Lamezia Terme-Serra San Bruno, na Itália. No domingo 16 ele presidirá na Basílica de São Pedro uma Santa Missa pela Nova Evangelização.

No domingo 23 de outubro na Praça de São Pedro às 10:00h celebrará a Missa de canonização dos beatos Guido Maria Conforti, Luigi Guanella, o chamado apóstolo da caridade, e Bonifacia Rodríguez de Castro.

Na quarta-feira 26 de outubro presidirá na Praça de São Pedro também, às 10:00 a.m. uma oração de preparação do encontro de Assis da quinta-feira 27.

Para novembro, na quarta-feira 2, Dia de Finados, o Papa presidirá nas grutas vaticanas um momento de oração pelos Supremos Pontífices defuntos. Na quinta-feira 3 presidirá nesta mesma Basílica uma Missa de sufrágio pelos cardeais e bispos falecidos durante este ano.

Na sexta-feira 4 presidirá na Basílica de São Pedro às 17:30h a oração das Vésperas pelo início do ano acadêmico nas Universidades Pontifícias.

O Papa Bento XVI viajará ao Benin desde a sexta-feira 18 ao domingo 20 de novembro, na que constitui sua segunda viagem à África. Esta visita pastoral do Santo Padre se dá no marco da celebração do Jubileu pelos 150 anos da evangelização do Benin.

Esta também será a ocasião para que o Papa entregue aos representantes das Conferências Episcopais de todo o continente, uma Exortação apostólica, fruto da Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, celebrada no Vaticano em outubro de 2009.

A visita será também uma ocasião para recordar o Cardeal Bernardin Gantin, com quem o Papa compartilhou numerosos anos de serviço à Sé Apostólica.