O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, desmentiu a informação de um jornal italiano que assinalou que o Papa Bento XVI renunciaria ao papado em 2012 quando fizer 85 anos.

O porta-voz vaticano disse que o Santo Padre demonstrou "uma grande energia" durante sua viagem à Alemanha, que concluiu ontem após quatro dias de uma carregada e exigente agenda, o que permite ver sua capacidade para seguir à frente da Igreja Católica.

As declarações do sacerdote jesuíta foram feitas logo que o jornal italiano “Líbero” publicou ontem uma nota assinada por Antonio Socci na qual o escritor assinalava que não se descarta que Bento XVI apresente sua renúncia ao papado quando cumprir 85 anos, em abril de 2012.

Em declarações à imprensa em Friburgo (Alemanha), o Pe. Lombardi disse que "Bento XVI está bem de saúde, como estamos vendo nesta viagem à Alemanha. Ele está em boas condições e totalmente normal e está superando muito bem uma visita tão intensa como esta ao seu país, que desde o ponto de vista da saúde do Pontífice se está demonstrando um êxito".

O sacerdote comentou ademais que "o único que sabemos sobre eventuais renúncias é o que foi dito pelo Papa em seu livro 'Luz do mundo'".

Neste texto publicado em 2010, o Santo Padre afirma que um Papa tem "o direito e, segundo as circunstâncias, o dever de retirar-se" se sentir que perde as forças "físicas, psicológicas e espirituais" para exercer o ministério petrino.

Conforme assinala a agência espanhola EFE, sobre a nota do Líbero o Pe. Lombardi disse que "é preciso perguntar ao jornal de onde tirou isso, mas a força e resistência que (o Papa) está demonstrando nesta viagem à Alemanha parece mais que eloqüente sobre sua capacidade para continuar e enfrentar novos compromissos".

Outras fontes vaticanas também consideraram "totalmente infundado" o que foi publicado pelo jornal italiano.