O Arcebispo Silvano Tomasi, Observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra,  indicou nesta terça-feira que a criação de emprego é indispensável para o desenvolvimento pessoal e nacional, pois o ser humano é o  “melhor capital”.

Ao falar na 92 Conferência Internacional do Trabalho celebrada de  1 a 17 de junho em Genebra (Suíça), o Prelado lembrou o convite do Papa durante o Jubileu dos Trabalhadores em 2000 “a enfrentar os desequilíbrios econômicos e sociais do mundo restabelecendo a correta hierarquia de valores, dando prioridade à dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras, a sua liberdade, responsabilidade e participação”; assim como a “corrigir as situações de injustiça salvaguardando a cultura e os diferentes  modelos de desenvolvimento de cada povo”.

“A previsão de que em 2015 haja 3 bilhões de pessoas com menos de 25 anos –prosseguiu o Arcebispo- destaca a urgência de criar empregos”.

“A criação de emprego é o caminho principal  para o desenvolvimento pessoal e nacional. O ser humano é o melhor capital graças a sua criatividade, a seus conhecimentos, relações, espiritualidade. Os trabalhadores enriquecem as sociedades e fomentam os caminhos da paz”, disse também Dom Tomasi.

“É apropriado –indicou em seguida o Arcebispo- destacar que, para defender a prioridade do ser humano, a globalização correta evitará relegar aos grupos mais fracos, em particular mulheres e crianças, trabalhadores emigrantes, marinheiros e outras categorias de trabalhadores, assim como a populações menos desenvolvidas”.

Dom Tomasi concluiu com um chamado a proporcionar aos trabalhadores com meios para capacitar-se e atualizar-se no ritmo das novas  tecnologias: “Em nossos dias, para que o trabalho facilite às pessoas um modo de vida correto é necessário um compromisso harmônico que dote aos trabalhadores com a educação e a formação adequadas para que contem com as ferramentas necessárias para enfrentar com êxito a revolução informática e a uma economia, cada vez mais baseada nos conhecimentos”.