Ao concluir a Missa na esplanada do aeroporto turístico de Friburgo (Alemanha) e antes da oração do ângelus dominical, o Papa Bento XVI recordou que a Virgem Maria ensina a não termos medo de dizer "sim" a Deus.

Em sua reflexão, o Santo Padre explicou que a oração do Ângelus remete ao começo histórico da salvação. De acordo ao plano de Deus a Virgem se converteria logo depois da Anunciação-Encarnação em Mãe do Redentor.

"Deste modo, Maria pode dizer o seu grande «sim». Este «sim» a ser serva do Senhor é a adesão confiante ao plano de Deus e à nossa salvação. E, finalmente, Maria diz este «sim» a todos nós que, junto da Cruz, Lhe fomos confiados como filhos. E nunca mais revoga esta promessa".
“E é por isso que Ela deve ser chamada feliz, antes bem-aventurada, porque acreditou no cumprimento daquilo que Lhe foi dito da parte do Senhor (cf. Lc 1, 45). Agora, ao rezarmos o Angelus, podemos unir-nos ao «sim» de Maria e aderir confiadamente à beleza do plano de Deus e da providência que Ele, na sua graça, reservou para nós", afirmou.

Então, concluiu o Santo Padre, "o amor de Deus tornar-se-á quase carne, tomará progressivamente forma. Não devemos ter medo no meio das nossas preocupações sem fim. Deus é bom".

"Ao mesmo tempo, podemos sentir-nos apoiados pela comunidade de tantos fiéis que nesta hora rezam o Angelus conosco, em todo o mundo, através da televisão e do rádio", concluiu.