O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, expressou sua alegria pela chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao país no domingo passado, e afirmou que o Papa Bento XVI quer que os jovens brasileiros a abracem e a levem ao Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, as nações do Cone Sul da América.

"O Papa está encomendando a vocês, jovens, esta importante missão de serem protagonistas da aventura que é levar a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora a todo o Brasil e o Cone Sul. Portanto, abracem o desejo da Cruz e desenvolvam a alegria de viver e alcançar a felicidade", afirmou.

O Prelado recordou que a Cruz representa Cristo e que só o Senhor "pode nos dar um novo ânimo à fidelidade na missão porque é Ele quem nos impulsiona a dar testemunho da fé".

Por sua parte, o Presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno, agradeceu a Bento XVI por escolher o Brasil como sede da JMJ 2013 e disse que a Cruz e o Ícone da Jornada são muito representativos para os jovens.

Dom Damasceno indicou que "até o 2013 viveremos um tempo favorável de evangelização, momento de envolver os jovens na vida da Igreja, de transmitir o patrimônio da fé às novas gerações".

"Que a juventude eterna de Maria nos anime a perseverar no seguimento de Jesus Cristo. Vocês, jovens, são a esperança do Brasil, os sentinelas do amanhã", acrescentou.

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinarão por todo o Brasil e também passarão pelos países do Cone Sul, até o início da JMJ em 2013.

Até o dia 31 de novembro de 2012 as peças peregrinarão por todas as diocese brasileiras. De 1 a 31 de dezembro de 2012 visitará as capitais dos países do Cone Sul.