Diversas organizações pró-vida pediram para apoiar a emenda proposta pelos Estados Unidos na ONU que anularia o reconhecimento do direito ao aborto nas declarações de Pequim (1995) e Pequim 5 (2000), assinadas por nações de todo o mundo.

Os pró-vida pediram especialmente aos países da América Latina que procurem adiar a publicação do rascunho da Declaração de Pequim 10, prevista para o próximo 28 de fevereiro. Esta declaração comemora os dez anos da cúpula mundial sobre a mulher celebrada em 1995 na capital a China.

Os pró-vida explicaram que hoje, durante a reunião da Comissão da Situação da Mulher (CSW) das Nações Unidas, a delegação americana introduziu através do embaixador Sichan Siv uma emenda para o primeiro parágrafo do rascunho da Declaração de Pequim 10.

Esta proposta esclareceria que nos documentos publicados nas reuniões de Pequim e Pequim 5 “não se cria nenhum direito humano internacional novo” e não se inclui o suposto “direito” ao aborto.

Também ressaltaram que “se pretende terminar o rascunho hoje sexta-feira, e foi distribuído aos membros presentes até o dia de hoje para apresentar seus comentários sobre as emendas propostas”.

“A CSW deve perceber que as nações não estão de acordo com o processo acelerado e pouco transparente e que se necessita mais tempo. Se um número suficiente de países manifestarem que requerem consultar com seus capitais ou que requerem mais tempo, acreditam que a Comissão se verá forçada a continuar a discussão até a próxima semana”, acrescentaram.