No vôo rumo à Alemanha, o Papa Bento XVI respondeu às perguntas dos jornalistas e explicou que empreendeu esta viagem com grande entusiasmo.

"Estou feliz de levar a mensagem de Jesus Cristo à minha terra", exclamou Bento XVI.

O Santo Padre recordou que a Alemanha também é um país de larga tradição católica apesar do ser o berço do protestantismo. 30 por cento da população professa o catolicismo, os católicos contam com 11.483 paróquias, 113 bispos e 17.274 sacerdotes.

Ainda no ar, o Santo Padre explicou aos jornalistas que em seu país "há muitas expectativas e amor pelo Papa", assim como "uma grande aceitação pela fé católica, e uma crescente convicção de que necessitamos convicções, uma força moral em nossos dias, uma presença de Deus em nossos tempos".

Bento XVI afirmou que sabe que muita gente o espera "com alegria, esperam uma festa da fé, uma união, e querem esperar a alegria de conhecer Deus, de viver junto à cultura que Deus tem em suas mãos e para nos mostrar o caminho".

O Papa indicou aos jornalistas seu respeito por qualquer tipo de manifestação ainda contrária à sua viagem. "Devemos nos dar conta de que o secularismo e também a oposição ao catolicismo na sociedade é forte, e se esta oposição se revela de modo civil não há nada que dizer contra", afirmou.

Objetivo: Ecumenismo

O Santo Padre também expressou seu desejo de avançar no ecumenismo e explicou aos jornalistas que vivemos em um tempo de secularismo onde os cristãos unidos "têm a missão de fazer presente a mensagem de Deus, a mensagem de Cristo, de fazer possível acreditar , avançar com estas grandes ideias, verdades, e por isso permanecer juntos entre católicos e evangélicos é um elemento fundamental para nossos tempos".

O Papa recordou que quem abusou contra menores estão fora da Igreja Católica. "Seria importante saber que estar dentro da Igreja não é estar em qualquer associação e sim estar na rede do Senhor da qual puxa peixes bons e maus das águas da morte à terra da vida".

"Pode acontecer que estas redes estão ao lado de peixes maus e percebo isto, mas também é verdade que a rede do Senhor é uma coisa diferente de todas as demais associações humanas, uma que toca todo o fundamento do próprio ser", indicou.

Finalmente, Bento XVI animou a conhecer bem o que significa ser Igreja e pertencer ao povo de Deus, e convidou a "aprender a suportar também os escândalos, e trabalhar contra eles do interior das redes do Senhor".