O Papa Bento XVI nomeou hoje a Dom Giuseppe Versaldi, até agora Bispo de Alessandria (Itália) como novo Presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo.

Dom Versaldi sucede assim ao Cardeal Velasio De Paolis, cuja renuncia ao cargo foi aceita ao ter alcançado o limite de idade de 75 anos. O Cardeal De Paolis é atualmente Delegado Pontifício dos Legionários de Cristo, cargo para o qual foi designado pelo Papa em 9 de julho de 2010.

Dom Giuseppe Versaldi foi um dos cinco bispos nomeados pelo Papa para a Visita Apostólica (investigação) realizada entre 2009 e 2010 aos Legionários. O Prelado se encarregou de visitar os territórios da Itália, Israel, Filipinas e Coréia do Sul.

O agora Arcebispo Versaldi nasceu em 1943. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1967. Estudou psicologia e obteve o doutorado em direito canônico em Roma. Voltou para Vercelli em 1976 onde iniciou um centro diocesano de conselho familiar. Nessa época começou a receber aulas na Rota Romana aonde obteve um grau em direito em 1980.

Em 25 de março de 1994 foi designado Vigário Geral de Vercelli, pelo então Arcebispo Tarcisio Bertone, o atual Secretário de estado do Vaticano.

O Papa designou Dom Versaldi como Bispo de Alessandria no dia 4 de abril de 2007 e recebeu a ordenação episcopal em 26 de maio desse mesmo ano.

Bento XVI também nomeou hoje o sacerdote Lucio Ángel Vallejo Estropia, do clero da diocese da Astorga (Espanha) como Secretário da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.

A Europa Press informou hoje que este sacerdote foi formador e professor da escola preparatória do seminário de Astorga no curso 1986 e 1987 e é pároco do ao menos 13 igrejas repartidas por toda a diocese. Desde o ano 1991 é administrador geral da Diocese de Astorga.

A Prefeitura de Assuntos Econômicos se ocupa principalmente pela vigilância e o controle das administrações que dependem da Santa Sé e revisa e redige o orçamento do Governo da Cidade do Vaticano.