Na véspera da terceira viagem do Papa Bento XVI à sua terra natal, a Alemanha, que será realizada entre a quinta-feira 22 e o domingo 25 de setembro, o Núncio Apostólico neste país, Dom Jean Claude Périsset, assinalou que é importante que os fiéis escutem e respondam ao que o Santo Padre vai dizer como mestre da fé em uma sociedade que necessita de Deus.

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Núncio disse que entre os católicos na Alemanha "há inquietudes, porque na atual sociedade livre, cada qual expressa seu próprio parecer, e isto não me surpreende".

"Mas é necessário tomar consciência do tesouro intrínseco no magistério da Igreja, enriquecido ao longo dos séculos, que deu vida à nossa comunidade e que hoje o Papa, junto aos bispos, busca tornar cada vez mais vivo para a sociedade de hoje".

"Estar à escuta: para mim, é muito importante. Assim –prosseguiu Dom Périsset– é necessário responder de tal maneira que nossa linguagem possa ser compreendida pelas pessoas. E acredito que nisto o Papa Bento é um professor".

Sobre a realidade da sociedade germana, o Prelado disse que o Papa encontrará "uma Alemanha similar às demais sociedades ocidentais, nas que a fé já não é tão vivida, nem sequer dentro da própria Igreja Católica".

"Os praticantes, quantos freqüentam pelo menos a missa dominical, alcançam pouco mais de 15 por cento, e no entanto, as pessoas se reconhecem como membros de uma Igreja: um terço católicos, um terço evangélicos, e um terço afirma não ter pertença religiosa alguma. Mas eu vejo também que aqueles que não estão de acordo com a Igreja de todos os modos estão interessados em sua mensagem".

Quanto ao sentido ecumênico da viagem, o Núncio na Alemanha disse que "para mim, apenas o fato de que o Papa se encontre com os irmãos evangélicos no lugar onde Lutero foi monge (em Erfurt) –e onde logo deixou os ensinos da Igreja para promover uma visão pessoal– é realmente relevante".

"O Papa deseja dar este sinal: não só de diálogo com os representantes da Igreja evangélica e de outros grupos apegados à Reforma, mas também um momento, um ato de oração ecumênica. Isto responde ao que diz a escritura: ‘onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali Eu estou’".

Ao final, falando sobre as protestas anunciadas por alguns parlamentares em rechaço ao discurso do Papa Bento XVI no Bundestag (Parlamento Alemão), Dom Périsset afirmou que "esta atitude significa que não se sabe o que quer dizer uma visita de Estado e o que representa a pessoa do Papa".

Portanto, que alguns parlamentares não o entendam quer dizer que não estão bem informados, acrescentou e expressou seu desejo de que estes protestos se dêem dentro dos limites do correto, sem atitudes intolerantes.