A colunista do L’Osservatore Romano, Lucetta Scaraffia, destacou em seu artigo "A intuição de uma mulher", que foi a leiga francesa Emilie-Marie Tamisier quem promoveu a idéia dos congressos eucarísticos para despertar a devoção à Eucaristia em meio de um contexto cada vez mais secularizado.

"Não muitos sabem que a idéia desses encontros veio de uma mulher, a francesa Emilie-Marie Tamisier, uma das muitas leigas que dedicaram sua vida à defesa da Igreja em anos nos quais as polêmicas anti-católicas eram especialmente ásperas", explicou a colunista em seu artigo de 11 de setembro, o mesmo dia em que o Papa Bento XVI encerrou o 25° Congresso Eucarístico Nacional italiano na cidade de Ancona.

"Tamisier, desde menina era particularmente devota à Eucaristia, teve a intuição de organizar atividades para o despertar religioso em um contexto que se estava secularizando rapidamente, centrando-as em torno do culto eucarístico", explicou Scaraffia.

Recordou que "o projeto surgiu quando (Tamisier) estava na missa de consagração da França ao Sagrado Coração na capela da Visitação de Paray-le Monial, o mesmo lugar onde Margarida Maria Alacoque tinha tido as visões das que brotou o culto moderno ao Sagrado Coração".

"O elo entre estas duas devoções é evidente: ambas estão vinculadas ao Corpo de Cristo (…). E ambas propõem um centro sagrado para o qual dirigir a própria fé em um mundo que cada vez se dispersa mais entre mil estímulos, propostas e ideologias, que tendem a ofuscar a busca da verdade: um símbolo claro e compreensível para todos (…)".

Entretanto, recordou que para obter este projeto, a leiga francesa dedicou quase uma década a "organizar na França peregrinações a santuários que conservavam rastros de milagres eucarísticos".

"Só em uma segunda fase, apoiada e aconselhada por alguns eclesiásticos, Tamisier conseguiu envolver o Papa Leão XIII em seu projeto congressual. Para levá-lo adiante, não economizou fadigas, viagens, coletas de recursos, dedicando toda sua vida à promoção daquilo que via como um método novo e eficaz de voltar a levar a Igreja ao centro da atenção pública".

"Um trabalho tenaz e hábil, mas oculto –seu nome jamais foi pronunciado oficialmente- e, portanto, em grande parte esquecido. Como freqüentemente foi o trabalho das mulheres na Igreja".

O artigo assinala que "os congressos eucarísticos parecem com Tamisier um modo moderno para envolver muitas pessoas, para devolver a atenção de um vasto público para uma cultura religiosa e suas propostas de solução dos problemas do tempo".

"Com um aspecto inédito em relação às outras assembléias: o de concentrar a atenção dos participantes não só sobre os discursos, mas também sobre tudo em torno do culto eucarístico, celebrado com solenidade e intensidade".

"O primeiro congresso eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille com um título emblemático: ‘A eucaristia salva o mundo’", destacou Scaraffia.