Os Bispos da Colômbia expressaram seu rechaço, dor e preocupação diante do assassinato do Pe. Gualberto Oviedo Arrieta, Pároco de Nossa Senhora do Carmo na cidade de Capurganá, Diocese de Apartadó, perpetrado na madrugada de hoje.

A Rádio Caracol informou que o tenente coronel Jaime Avila Ramírez, comandante da Polícia, informou que o cadáver do sacerdote, com feridas de arma branca, foi achado na casa da paróquia do balneário turístico, à beira do Mar do Caribe.

A apreciação inicial da cena do crime não mostra violência no imóvel e aparentemente não se perdeu nenhuma das posses do sacerdote, acrescentou o oficial.

O Pe. Oviedo Arrieta, tinha 31 anos de idade e tinha 10 anos de padre.

Este assassinato, assinala a nota da Conferência Episcopal, "enluta a Igreja Católica e aflige profundamente o povo colombiano".

A nota do Episcopado recorda que com o homicídio do Padre Gualberto Oviedo Arrieta sobe para 6 o número de sacerdotes assassinados na Colômbia no ano 2011: "uma cifra altamente preocupante, que manifesta o estado de violência e de deterioração moral que vive nossa sociedade" afirmou Dom Juan Vicente Córdoba, Secretário Geral do Episcopado.

A nota recorda logo os outros casos de sacerdotes católicos assassinados na Colômbia durante este ano:

Pe. Reynel Restrepo Idárraga, pároco da localidade de Marmato (Caldas), quem levava dois anos como pároco da mesma localidade, baleado na tarde de 1º de setembro, quando viajava em uma motocicleta pela via que une as localidades de Belém de Sombra e Guática.

Em 12 de maio, o sacerdote Gustavo García, Capelão da Universidade Minuto de Deus, foi assassinado em Bogotá por um homem durante um assalto para despojá-lo de seu telefone celular.

Na noite de 12 de fevereiro, o sacerdote Luis Carlos Orozco Cardona foi assassinado no povoado de Rionegro (departamento de Antioquia).

Em 27 de janeiro passado foram achados na localidade de Kennedy, em Bogotá, os corpos dos sacerdotes Rafael Reátiga Rojas (da Diocese de Soacha) e Richard Armando Piffano Laguado (da Diocese de Fontibón).

Dom Juan Vicente Córdoba insistiu que as autoridades brindem um eficaz amparo aos agentes pastorais da Igreja.

"Estes fatos de violência devem ser investigados com rigor e sancionados com todo o peso da lei, evitando que fiquem na impunidade" concluiu o Secretário Geral do Episcopado.

Segundo cifras da CEC, entre 1984 e setembro de 2011, no país foram assassinados dois Bispos, 79 sacerdotes, oito religiosas e religiosos, e também três seminaristas.