A Missão Permanente da Santa Sé ante a sede da ONU em Nova Iorque organiza uma Missa no sábado 10 de setembro na Catedral de St. Patrick pelos familiares e vítimas dos atentados das Torres Gêmeas ocorridos no dia 11 de setembro de 2001, ao comemorar o décimo aniversário destes trágicos fatos.

A Missa para honrar os filhos, familiares e vítimas dos atentados do 11/9 será presidida pelo Observador Permanente (Núncio) da Santa Sé perante a ONU em Nova Iorque, o Arcebispo Francis Chullikatt. A Eucaristia começará às 5:30 p.m.

Na celebração eucarística participará um coro de 300 pessoas das associações dos Estados Unidos e Canadá do Pueri Cantores, um coro estudantil católico que congrega um total de 60 mil cantores em 35 países.

No convite à Missa, a Missão Permanente expressa sua esperança de que esta Missa "seja uma oportunidade especial para invocar e cantar pela paz a Deus nesta formosa liturgia em uma das igrejas mais importantes para a história dos Estados Unidos".

Em 11 de setembro de 2001 o grupo terrorista Al Qaeda seqüestrou dois aviões comerciais nos Estados Unidos. Dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas no World Trade Center provocando a completa destruição destes edifícios.

Os terroristas seqüestraram outros dois aviões, um dos quais impactou em uma das paredes do Pentágono na Virginia, e o outro caiu em campo aberto.

Como resultado dos atentados morreram cerca de 3 mil pessoas e outras 6 mil resultaram feridas.

O lugar onde estavam estes edifícios foi rebatizado depois como Marco Zero, aonde chegou o Papa Bento XVI, em sua viagem de abril de 2008, para rezar pelas vítimas destes trágicos eventos.