O Papa Bento XVI enviou hoje uma carta ao Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Timothy Dolan, na que assegura que nada justifica o terrorismo e eleva suas orações pelas vítimas dos atentados de 11 de setembro em Nova Iorque, ao comemorar o 10° aniversário destes trágicos eventos.

Na missiva divulgada esta manhã pela Santa Sé, o Papa escreve ao Arcebispo de Nova Iorque que "neste dia o meu pensamento dirige-se aos acontecimentos sombrios de 11 de setembro de 2001, quando tantas vidas inocentes foram perdidas no brutal ataque às torres gêmeas do World Trade Center e nos ataques em Washington DC e Pensilvânia".

Por isso, diz o Santo Padre, "uno-me a vós para recomendar as milhares de vítimas à misericórdia infinita de Deus Todo-Poderoso e em pedir ao Pai Celestial que continue a consolar os que choram a perda de entes queridos".

"A tragédia desse dia está gravada pela alegação de que seus autores estavam agindo em nome de Deus. Mais uma vez, deve ficar inequivocamente claro que nenhuma circunstância pode justificar atos de terrorismo".

Bento XVI explica logo que "cada vida humana é preciosa aos olhos de Deus e nenhum esforço deve ser poupado na tentativa de promover em todo o mundo o genuíno respeito e dignidade pelos direitos inalienáveis dos indivíduos e dos povos em todos os lugares.".

"O povo americano dever ser elogiado pela coragem e generosidade que eles mostraram nas operações de socorro e por sua capacidade de resistência em avançar com esperança e confiança", continuou o Papa.

O Papa Bento assinala finalmente que "para um firme compromisso com a justiça e uma cultura global de solidariedade a fim de ajudar a livrar o mundo das queixas que tantas vezes dão origem a atos de violência e criará condições para uma maior paz e prosperidade, oferecendo um futuro mais claro e seguro".

Como parte dos atos que o Vaticano está organizando em lembrança das vítimas dos atentados, a Missão Permanente da Santa Sé perante a ONU em Nova Iorque celebra hoje uma Missa na Catedral de St. Patrick às 5:30 p.m. que será presidida pelo Arcebispo Francis Chullikatt, Núncio Apostólico ante este organismo.

As tragédias do 11-9

Em 11 de setembro de 2001 o grupo terrorista Al Qaeda seqüestrou dois aviões comerciais nos Estados Unidos. Dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas no World Trade Center provocando a completa destruição destes edifícios.

Os terroristas seqüestraram outros dois aviões, um dos quais impactou contra uma das paredes do Pentágono na Virginia, e o outro caiu em campo aberto.