O Presidente da Conferência Episcopal da Índia, Cardeal Oswald Gracias, expressou a condenação dos bispos deste país ao atentado terrorista de ontem na Corte Superior de Delhi que deixou doze mortos.

Em declarações difundidas ontem pela agência vaticana Fides, o também Arcebispo de Bombay disse que os prelados "estão profundamente preocupados com este novo ato de violência e o terrorismo: condenamos os responsáveis e uma vez mais, pedimos a todos que se crie fraternidade e paz no país".

"A Igreja quer ajudar a promover o amor, a paz e a harmonia na sociedade: esperamos que os autores de tais atos de cega violência desistam de seu propósito e colaborem para construir uma nação unida e pacífica. Este é o chamado e o compromisso da Igreja", acrescentou.

O Cardeal também se referiu à destruição recente de uma igreja católica no estado índio da Kerala. "Aprendemos com dor destes episódios. Felizmente, são esporádicos, não têm lugar em toda a Índia, porque os indianos são pessoas que amam a paz", indicou.

Entretanto, advertiu que há alguns grupos fundamentalistas, aos quais recordou que "a violência em nome da religião é um abuso da religião. Os cristãos querem promover o amor e servir à nação e sempre estaremos comprometidos com estes valores".