O Arcebispo de Dublin (Irlanda), Dom Diarmuid Martin, chamou a Igreja e o Estado a trabalharem juntos para garantir um ambiente seguro às crianças e deixando de lado as polêmicas.

O Prelado ofereceu uma declaração depois que a Santa Sé respondesse formalmente ao Relatório Cloyne, publicado em julho deste ano sobre os casos de abuso perpetrados por alguns sacerdotes na Irlanda.

A Santa Sé divulgou neste 3 de setembro sua resposta oficial ao governo da Irlanda na que rechaça rotundamente as afirmações do parlamento e do primeiro-ministro deste país europeu, Enda Kenny, quem acusou o Vaticano de maneira infundada de ter obstaculizado a investigação de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Dom Martin elogiou a resposta do Vaticano por ser "clara e detalhada" e "abordar as questões mais amplas da política da Igreja na segurança das crianças".

"Minha esperança é que seja entendida e recebida como tal e não seja uma ocasião de criar polêmica", disse. "A polêmica não ajuda em absolutamente nada na proteção das crianças e no apoio às vítimas".

"A cooperação entre a Igreja e o Estado no tema da proteção das crianças é particularmente importante neste país onde a Igreja ainda tem um papel importante nas comunidades", recordou o Arcebispo.

"O principal papel e responsabilidade do Estado no processo de garantir a proteção das crianças deve ser reconhecida por todos sem ambigüidades".

"Estamos em um momento crucial sobre a salvaguarda do futuro das crianças na Irlanda. Este governo é o primeiro da história da Irlanda em dedicar o gabinete ministerial completo às questões das crianças. Isto é um bom augúrio para o futuro. Necessitamos que o futuro seja forjado em um clima de cooperação por ambas as partes", concluiu.