O Secretário Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) e Bispo de Texcoco, Dom. Carlos Aguiar Retes, expressou que os bispos do país se encontram aderidos firmemente “à vontade divina, que nos pede acompanhar com nossas orações a Sua Santidade nestes momentos difíceis que atravessa”.

Através de um comunicado, a CEM assinalou que com a nova hospitalização e posterior operação praticada no Papa João Paulo II, invoca-se à Virgem de Guadalupe que lhe dê  sua proteção e ajuda maternal.

No texto, o Bispo de Texcoco afirma que “a Igreja compartilha” as dores do Santo Padre, “com o regozijo e convicção” de que “cumpre sua missão fielmente, como Cristo, sem descer da cruz”.

Expressam que “o testemunho de vida é mais forte que a morte”. Acrescentam que o Papa “se dirige ao coração atemorizado do homem” com as palavras do Senhor: “Não tenham medo”, porque “o poder da Cruz de Cristo e de sua ressurreição é maior” que todo o mal que acossa o homem.

Mais adiante, o comunicado recorda a mensagem que o Pontífice dirigiu aos idosos,  convidando-os a pedir ao Senhor confrontar com ânimo sereno “o momento da ‘passagem’ definitiva”, porque ao encontrar a Cristo, “encontraremo-nos com todo o valor autêntico do experimentado aqui na terra, junto a quem nos tem precedido no sinal da fé e da esperança”.

Finalmente, o texto exorta que se peça à Virgem de Guadalupe “que mais homens encontrem a Cristo pelos méritos de seu Filho, aos que se uniu sempre seu atual Vigário na terra”.