O Papa Bento XVI se reuniu com seus ex-alunos ao finalizar o tradicional seminário de verão em Castel Gandolgo do chamado "Ratzinger Schülerkreis" e recordou-lhes que Deus é a água viva que acalma a sede dos homens.

O seminário realizou-se entre os dias 25 e 28 de agosto sob o tema "A Nova Evangelização", no contexto da instituição feita por Bento XVI do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

No domingo 28 de agosto, no Centro Internacional Mariapolis, Bento XVI celebrou a Santa Missa com os docentes, párocos, religiosos, religiosas e leigos participantes do seminário, aos quais recordou uma leitura do livro do Profeta Jeremias: "Minha alma tem sede do Deus vivente; como terra deserta, árida, espera a ti, Deus vivente".

Além disso, Bento XVI assinalou que é necessário orar ao Senhor, pois "nos momentos de ausência de Deus, quando a terra das almas é árida e as pessoas ainda não sabem de onde vem a água viva".

"Que a todos aqueles que procuram em outro lugar a água viva, mostre que tal água é Ele mesmo", acrescentou.

Bento XVI, também animou seus ex-alunos a rezar pelos jovens, para "que a sede de Deus siga viva neles e reconheçam onde se encontra a resposta".

Finalmente, recordou que "Deus é, Deus está presente, e Ele é a realidade grande, plena, que todos esperamos".

"Peçamos a Deus que nos perdoe, nos renove com a água viva de seu Espírito, e nos conceda celebrar dignamente os sagrados Mistérios", concluiu.