O Escritório de Imprensa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 divulgou uma nota explicando que os diferentes problemas que tiveram na página oficial deste evento se devem a uma série de "ataque informáticos especialmente agressivos".

A nota com data de hoje indica além que "por respeito a milhões de pessoas que nos seguem em todo mundo e aos 4.900 profissionais da comunicação creditados na JMJ, consideramos necessário informar publicamente sobre este ataque".

Conforme indicou a organização da JMJ, o primeiro ataque ocorreu quando o Papa tocou solo espanhol e a Web ficou desativada, "como se como se não existisse", por isso peregrinos que necessitavam informação o fizeram através do telefone.

A nota desta sexta-feira da JMJ Madrid 2011 lamenta "os danos ocasionados" e agradece "sua paciência" e assegura que "estamos fazendo todo o possível para desculpar o problema".

"A JMJ também agradece todo o apoio que segue recebendo da imensa maioria da sociedade espanhola e mundial, que compartilha conosco o desejo de liberdade para todos, sempre por vias pacíficas e respeitosas".

Finalmente os organizadores da JMJ convidam a seguir este importante evento em Madrid através da Web www.somos.madrid.11 e das redes sociais Facebook, Twitter (@madrid11_es), Tuenti, Orkut, Mixi e outras 20 redes sociais de todo o mundo.