Em nome das religiosas presentes uma freira disse ao Santo Padre esta manhã (hora local) no monastério do Escorial que ele pode contar com elas “para carregar sua cruz".

Irmã Belén, integrante das Servas de Maria, uma congregação dedicada à atenção dos doentes em seus domicílios, foi encarregada de dar a bem-vinda ao Papa: "Obrigado Santo Padre por este encontro conosco, muito obrigado! Sabemos, Santidade, quanto você estima a vida consagrada como expressão visível da santidade da Igreja", assinalou.

A religiosa disse logo que "a Igreja é Santa por estar unida a Cristo e porque em seu seio floresce a santidade como em um maravilhoso jardim de diferentes flores. Todas as que estamos aqui queremos ser santas e, embora saibamos que o caminho não é fácil, confiamos na graça de Cristo, na comunhão da Igreja e no magistério de Sua Santidade, que nos estimula constantemente a isso".

"Também nós –continuou– queremos oferecer à Igreja e ao Vigário de Cristo a nossa oração, nossos sacrifícios e nossa total entrega a Cristo, a quem nos consagramos como esposas".

"Sabemos, Santidade, que a cruz que Deus pôs sobre seus ombros é muito pesada. Queremos dizer-lhe que você não a leva sozinho, conte conosco, que, no silêncio do claustro ou na atividade com que servimos à Igreja, ajudamos-lhe com nossa simplicidade e pobreza, e com a força que recebemos de Cristo".

Finalmente Irmã Belén disse: "pedimos ao Senhor que Ele o abençoe e o sustente, o console e fortaleça e o encha da alegria e da paz do Santo Espírito para guiar a sua Igreja. Obrigado, Santo Padre e conte sempre conosco!"