Jovens latino-americanos e espanhóis vibraram ontem à noite na Praça de Cibeles em meio de um grande ambiente de festa da fé, onde os peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 cantaram, sacudiram suas bandeiras e gritaram ao mundo que "o Papa é o máximo!"

Em declarações à ACI Prensa, o jovem seminarista Fabián da Argentina animou todos os jovens a seguir a Cristo e assinalou que "a JMJ é fabulosa, genial, bonita, (...), viva Jesus!".

Por sua parte uma peregrina da delegação do Peru chamada Débora contou que economizou com esforço o dinheiro para ir até Madrid e disse à ACI Prensa que "ter vindo desde tão longe só para ver o Papa foi uma experiência realmente satisfatória, porque o Papa é o máximo! O Peru ama o Papa!".

Em meio de vivas e cantos que mostravam o grande carinho dos jovens pelo Papa, uma jovem postulante do Instituto Religioso Santa Maria do Coração de Jesus, Claudia Gómez, quem assiste pela primeira vez a uma JMJ, expressou o seu desejo de encontrar neste evento novas vocações. "Entregar a vida por Cristo vale a pena, e é um orgulho gritar Cristo sem nenhum problema e que todo mundo te escute", assegurou.

Por sua parte, o jovem Carlos oriundo de Valência (Espanha), disse à ACI Prensa que tinha que ver ao Papa "porque ele é a cabeça de nossa Igreja, e para demonstrar que na Espanha somos muitos os católicos, e que todos estamos unidos para ser luz no mundo".

Outras espanholas, María e Ana, vindas desde Santander, contaram que ver o Papa junto de outros peregrinos do mundo demonstra que a juventude não se envergonha de suas crenças. "Ver o Papa significa ver o representante de Deus no mundo, e isso foi muito emotivo", explicaram.

Entre a juventude, não faltaram adultos que também se aproximaram para ver e escutar o Pontífice, como os pais de Rocio Miranda, uma peruana que é integrante do coro que animou a festa de acolhida em Cibeles. Eles contaram que foi muito emocionante ver sua filha cantar para o Papa.

"Os jovens são a luz e o sal do mundo, e eles devem levantar os valores do planeta, adiante jovens, vocês são a juventude do Papa Bento XVI", exortaram.

Mercedes, quem viajou da Venezuela, compartilhou com o grupo ACI que ver o Papa "é um grande presente de Deus". "É uma experiência muito grande ver o sucessor de Pedro e ao mesmo tempo ver como manda o seu mensageiro para dizer-nos que Ele nos ama e que não tenhamos medo", acrescentou.

Mercedes reconhece que o gasto para chegar à Espanha foi significativo, "mas não importa, porque por Jesus Cristo temos que dar até a vida!", concluiu.