Uma das novidades desta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 foi a chamada "Festa do Perdão" que se realiza no Parque do Retiro onde foram instalados 200 confessionários e aos quais chega uma "avalanche" de peregrinos para confessar-se.

Uma voluntária da JMJ de 24 anos de idade, chamada Guadalupe, compartilhou sua experiência como colaboradora neste evento da Festa do Perdão e disse ao grupo ACI que "o que mais me impactou é ver tamanha avalanche de gente que quer se confessar. Nunca tinha visto algo assim em toda minha vida".

O Arcebispo de Madrid e anfitrião desta JMJ, Cardeal Antonio María Rouco Varela, autorizou os sacerdotes que estão confessando os peregrinos a perdoar também o pecado do aborto, normalmente reservado aos bispos e a alguns sacerdotes especificamente facultados para isso.

Além disso, o Vaticano através da Penitenciaria Apostólica aceitou a solicitude do Cardeal para conceder aos participantes da JMJ a indulgência plenária seguindo as condições habituais, e a indulgência parcial aos que não comparecem pessoalmente. Estes últimos devem cumprir as condições habituais e rezar pelo êxito deste evento.

Para obter a indulgência plenária na JMJ, os peregrinos devem "participar de qualquer função sagrada ou pio exercício" sempre e quando estiverem "confessados e verdadeiramente arrependidos para receber a Santa Comunhão, e piamente rezem pelas intenções de Sua Santidade".

Guadalupe disse também ao grupo que muitos dos jovens, logo depois de confessar-se com um dos 200 sacerdotes no Parque do Retiro "saía chorando de felicidade e emocionada. Foi realmente algo muito bonito ver tanta gente unida por uma mesma causa".

"Nunca vi nada assim", finalizou.

No sábado 20 de agosto também a JMJ Madrid 2011 se converterá na primeira destas jornadas nas quais um Papa escutará as confissões dos jovens. Bento XVI será um dos 200 sacerdotes que administre o sacramento da reconciliação a um grupo de peregrinos no Parque do Retiro.