Às 7:36 (hora local), o Papa Bento XVI cruzou a emblemática Porta de Alcalá em Madrid, acompanhado de 50 jovens da JMJ, dos cinco continentes os quais cumprimentou um por um.

O Santo Padre chegou a esta localidade acompanhado do Cardeal Rouco e de seu secretário pessoal Dom Georg Ganswein. Logo depois de cruzar a Porta recebeu uma oliva que foi logo plantada como lembrança desta visita à Espanha.

Em seguida um grupo de cavalos de raça espanhola, andaluzes, cavalgaram diante dele e do Cardeal Rouco. Os 8 cavalos estavam embelezados especialmente para a ocasião. Logo uma menina e um menino vestidos ao estilo andaluz entregaram um presente ao Santo Padre com os quais conversou brevemente.

Enquanto o Papa cruzava a Porta de Alcalá, um grupo de aviões cruzaram o céu riscando com fumaça as bandeiras do Vaticano e da Espanha. A Patrulha acrobática "Águia" do Exército do Ar foi a encarregada de pintar no céu a esteira das bandeiras.

A Porta de Alcalá está situada na praça da Independência e construída por Sabatini em 1778, a pedido do rei Carlos II para comemorar sua chegada à capital espanhola. Em seus adornos destacam relevos de cornucópias e cabeças de leões.