Desde hoje de manhã, membros da Cúria Romana, líderes cristãos de Terra Santa e autoridades européias difundiram pedidos de oração pela saúde do Papa João Paulo II.

O presidente da Conferência Episcopal Italiana e Vigário de Roma, Cardeal Camilo Ruini, convidou à toda a diocese a elevar orações pelo restabelecimento do “nosso amadíssimo Bispo e Pai na fé”.

"Todas as paróquias, as comunidades religiosas e os mosteiros, as pessoas individualmente e as familias, pedirão ao Señor através da intercessão da Virgem, que proteja novamente a João Paulo II e o conserve na sua missão, pelo bem de Roma, da Igreja e da humanidade”, afirmou o Purpurado.

O Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger, pediu na Catedral de Milão, durante o funeral de Mons. Luigi Giussani, orar “pela saúde do Santo Padre”.

Desde Terra Santa, os frades franciscanos também pedem a Deus pela recuperação do Papa. O padre Pierbattista Pizzaballa, Custódio de Terra Santa, indicou que os religiosos ficaram “afetados por essa nova hospitalização, a poucos dias da volta do Pontífice até o Vaticano”.

“Uma vigilia de oração pela saúde do Papa” anunciou o padre Flavio Peloso, Diretor Geral da Obra Don Orione, que diz “estamos idealmente junto ao Pontífice, com devoção e amor”, segundo lhes indicou sempre São Luigi Orione, "sobre tudo nesses momentos de grande sofrimento”. O Pe. Peloso indicou que a vigilia de oração se realizará em Claypole (Argentina), onde repousa o coração de Don Orione. Afirmou que “todas as nossas comunidades nunca deixaram de orar pelo Papa”.

Autoridades políticas se unem em oração

Por outro lado, o Vice-premier e Chanceler italiano, Gianfranco Fini, manifestou que neste momento “acredito que todos, sem exeição, sentem dor e um sentimento de grande solidariedade com o Papa”.

Logo de expressar sentimentos de “comoção e solidariedade”por João Paulo II, afirmou que o Pontífice já tem um lugar na história, e que está no coração “não somente dos fiéis” mas “da humanidade sem distinção”.

Por sua parte, o ex presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, declarou estar preocupado pela saúde do Papa. Sentimento similar expressou Giulio Andreotti, primeiro ministro italiano em sete ocasiões. Andreotti afirmou que “em todas partes rezamos por ele”.

Finalmente, o prefeito de Roma, Walter Veltroni, declarou que “todos os romanos estão próximos do Papa no hospital Gemelli neste momento”. “Os romanos estamos perto desta maravilhosa pessoa, como cidadão honorário da sua cidade, como ser humano que leva esse sofrimento físico como uma maravilhosa lição”, afirmou Veltroni.