Emilio Ubeda, o marceneiro encarregado de elaborar artesanalmente os 200 confessionários para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), afirmou que se trata do trabalho mais importante de sua vida.

Emilio, cujo avô fundou a marcenaria em 1910, elaborou de forma artesanal os confessionários que serão colocados a partir de 8 de agosto no Parque do Retiro de Madri. O desenho, com forma de vela de navio e de cor branca, é obra do arquiteto Ignacio Vicens.
"Como católico é uma honra para mim ser o marceneiro destes confessionários", disse a imprensa local, sobre tudo ao ser consciente de que o Papa Bento XVI usará um destes confessionários para administrar, no dia 20 de agosto, o Sacramento da Reconciliação a um grupo de jovens peregrinos.

Do mesmo modo, embora não tenha entrado em detalhes, Emilio afirmou que este trabalho foi como “um balão de oxigênio" para sua economia, inclusive para outras quatro pessoas que teve que contratar para terminar os confessionários.

Conforme informou o site Religión en Libertad, a eleição de Emilio não foi obra do acaso, pois foi chamado porque já tinha feito outros trabalhos para a JMJ e lhe propuseram que construíra uns confessionários com base na maquete de Ignacio Vicens.

"Mais tarde me indicaram que minha versão tinha sido a escolhida», afirmou.