Em um diálogo de  quase três horas, a presidência da CNBB - Dom Geraldo Majella Agnelo e Dom Odilo Pedro Scherer, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom Rafael Cifuentes, e assessores tiveram, ontem, 23, no final do dia, um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio da Silva, os ministros Dulci, Marina Silva, Miguel Rosseto, Nilmário Miranda e Patrus Ananias.

Dom Geraldo Agnelo, que  expôs a pauta da reunião expressou a  preocupação da Igreja com a violência no campo, a pesquisa com células-tronco e a descriminalização do aborto.

Os ministros, também participaram expondo os problemas e questões fundamentais a serem combatidos no Brasil em razão dos últimos acontecimentos. A ministra Marina Silva falou da violência no campo, em especial no Pará. Nilmário Miranda falou da segurança.

Foi lembrado o frei Henri que está sendo ameaçado. Falou da questão de terras em Goiânia. Sobre a questão indígena, o ministro falou dos encaminhamentos da homologação em terra contínua.

Os bispos deixaram o encontro com a garantia do presidente da República de que, do Governo, não partirá nenhuma iniciativa para a despenalização do aborto.