Foi apresentado hoje ante o Congresso colombiano um projeto para modificar a Constituição e blindar a vida contra o aborto neste país. A iniciativa de 50 deputados apoiados pela Igreja Católica, outras confissões cristãs e outras religiões na Colômbia, conta com o apoio de mais de cinco milhões de pessoas que assinaram a favor da mesma.

O projeto visa modificar o artigo 11 da Constituição, estabelecendo que o direito à vida é inviolável desde o momento da concepção até a morte natural.

A modificação procura bloquear a sentença da Corte Constitucional que no ano 2006 despenalizou o aborto em três casos: perigo de morte para a mãe, má formação da criança por nascer ou em caso de estupro.

José Darío Salazar, presidente do Partido Conservador, foi o encarregado de apresentar o projeto na manhã de hoje, 3 de agosto.

Conforme assinala o jornal colombiano El tiempo, o representante assinalou que o massivo apoio à iniciativa constitui "uma mensagem do povo para que seja o Congresso, em seu poder constituinte e legislativo que regule a matéria e que preserve o espírito da Assembléia Nacional Constituinte, que declarou que a vida é inviolável".

Salazar também fez votos para que "oxalá nos ajudem a salvar as crianças da Colômbia".

Há poucos dias e em diálogo com a ACI Prensa, o Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Juan Vicente Córdoba, explicou que "este não é um projeto da Partido Conservador" como afirmam diversos meios, mas é "multipartidário e multirreligioso".

Em sua opinião, as milhões de assinaturas reunidas para apoiar esta iniciativa, mostram "um apoio popular" à iniciativa, que expressam ademais "o sentir do povo que apoia a vida".