O Papa Bento XVI alentou hoje a tarefa da nova evangelização na América e em todo o mundo, para que a fé e o apostolado gerem frutos abundantes no chamado "Continente da esperança".

Assim o indicou o Pontífice em sua missiva em latim, divulgada este sábado 30 de julho, enviada ao Cardeal Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo Emérito de Sevilha (Espanha), a quem nomeou seu enviado especial para as celebrações dos 500 anos da criação das primeiras dioceses da América: Santo Domingo na República Dominicana, e La Vega em Porto Rico.

As celebrações conclusivas deste Ano Jubilar serão realizadas entre os dias 7 e 9 de agosto de 2011.

O Papa escreve na carta que "obedientes ao mandamento do Senhor Jesus, ‘Vão por todo mundo, anunciem a Boa Notícia a toda a criação; quem acredite e seja batizado, se salvará’ deve-se empreender uma nova evangelização em todas as cidades do mundo e recordar os eventos do passado para o anúncio da Boa nova".

Nestes eventos, prossegue, "podemos contemplar a abundância de graça divina que por séculos chamou a tantos homens a alcançar a salvação em Cristo".

Conforme informa a Rádio Vaticano, o Papa cumprimenta na carta ao Arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América Latina, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, e recorda que as primeiras dioceses do continente foram criadas por vontade do então Papa Julio II em 1611.

Bento XVI dá graças a Deus e manifesta sua benevolência e proximidade espiritual aos pastores e aos fiéis, e invocando o Espírito Santo para que seja estimulada a obra de evangelização, que deve continuar com ardor por intercessão da Beata Virgem Maria, "Estrela da evangelização" e de todos os santos, especialmente aqueles que anunciaram o Evangelho na América.

Na carta também se indica que acompanharão o Cardeal Amigo o Padre Manuel Antonio Ruiz De La Rosa, comprometido na educação dos setores mais pobres e na evangelização da arte, assim como na defesa da vida e da família. Ele também se distinguiu por seu trabalho no Haiti depois do último devastador terremoto.

O outro acompanhante do Cardeal será o Padre Jesus Castro, Pároco de São João Batista de La Salle e Vigário Episcopal para o clero da Arquidiocese de Santo Domingo (República Dominicana).