Bento XVI teve a oportunidade de ver a maquete da Catedral Cristo Rei, que será construída em Belo Horizonte, na abertura da exposição “O esplendor da verdade, a beleza da caridade”, realizada em homenagem aos seus 60 anos de sacerdócio. O projeto, que recebeu elogios do Sumo Pontífice é do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer .

Segundo recorda a página da Arquidiocese de Belo Horizonte, até setembro estarão expostas no Vaticano 60 obras de um seleto grupo de artistas entre elas a maquete da Catedral.

Em declarações reunidas pelo portal da arquidiocese da capital mineira o arquiteto, gerente de obras da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e professor da PUC Minas, Leonardo de Araújo Pereira, afirmou que “as impressões que o Papa Bento XVI teve sobre o projeto da Catedral Cristo Rei foram as melhores possíveis”.

Na abertura da exposição, Bento XVI percorreria um corredor e observaria todas as obras. Seguindo determinação do cerimonial da Santa Sé, artistas e representantes não teriam contato direto com o Papa, mas uma série de acontecimentos permitiu que Leonardo apresentasse o projeto da Catedral para o Santo Padre.

Os organizadores da exposição não haviam comunicado previamente aos autores de uma das peças que o acesso à galeria, durante a abertura do evento, seria restrito ao Papa e seus assessores diretos. Como os artistas compareceram ao local somente para a apresentação, depois de conversarem com os organizadores, conseguiram uma exceção.

Leonardo, que já havia solicitado autorização para detalhar o projeto e esteve atento ao desenrolar da situação, também conseguiu um momento para apresentar a Catedral a Bento XVI Papa.

Leonardo de Araújo Pereira afirmou que a experiência de estar diante do Vigário de Cristo é “indescritível, que não pode ser sintetizada em palavras”.

Ele conta que o Papa caminhou por todo o percurso e parou em cada obra exposta. “Mas acredito que ele dedicou mais tempo para observar a Catedral Cristo Rei”, comenta.

O arquiteto disse que foram cerca de 10 minutos, tempo em que Leonardo apresentou a concepção arquitetônica, a capacidade para receber fiéis e o objetivo da Arquidiocese de Belo Horizonte de aproximar as instituições que desenvolvem o trabalho pastoral e social da Igreja.

Sobre as considerações de Bento XVI a respeito da Catedral, o arquiteto disse que o Santo Padre ficou muito impressionado. “É muito bom que ainda hoje existam pessoas com coragem para construir igrejas capazes de acolher tanta gente”, comentou o Papa.

O arquiteto disse que o Sumo Pontífice demonstrou encanto especial pelo campanário e perguntou por que o projeto prevê a instalação de sete sinos. Leonardo afirma que o Papa, admirador da música, se mostrou satisfeito com a resposta dele, de que cada sino representaria uma das sete notas musicais.

Araújo Pereira comentou também que Bento XVI ficou muito feliz ao saber que o serviço pastoral da Igreja metropolitana de Belo Horizonte terá na Catedral Cristo Rei um grande centro.

“Com as pessoas próximas, agiliza e melhora o serviço da Igreja”, comentou o Santo Padre.