O Bispo de Iquique (no Chile), Dom Marco Antonio Ordenes, pediu fomentar o diálogo para solucionar os conflitos sociais deste país sul americano e assinalou que os cristãos devem sempre ter uma opinião formada sobre a realidade, apoiada na mensagem de Cristo.

"É inaceitável para um fiel, para um seguidor de Jesus Cristo não ter um juízo frente a uma determinada situação", afirmou Dom Ordenes.

O prelado também disse que "na família nas distintas circunstâncias, será necessário tomar posturas. A covardia e a ignorância pode nos levar a tomar posturas falsas, equivocadas ou a não ter uma postura definida e clara".

"Qual é a opinião que devemos ter os cristãos diante do aborto terapêutico, do matrimônio homossexual e diante de tantas situações que estamos vivendo no país: o conflito estudantil, as dificuldades da reconstrução no sul do Chile, os problemas da região, ou do meio ambiente? A opinião dos cristãos deve ser a de Jesus Cristo", afirmou.

O Bispo de Iquique pediu, no caso do conflito estudantil, "abertura do Governo, abertura da oposição, do governo estudantil e de todos, para que nos possamos escutar seriamente”.

“Sem diálogo não se constrói um país", asseverou Dom Ordenes.