Milhares de fiéis foram nesta quarta-feira ao Mosteiro da Encarnação em Madri (Espanha), para presenciar a liquefação do sangue de São Pantaleão, contida em uma ampola, para venerar assim o relicário que contém uma parte do osso do santo.

São Pantaleão, oriundo de Nicomedia (Turquia), foi um médico cristão assassinado por causa da fé em 27 de julho do 305 por ordem do imperador romano Dioclesiano. A ampola maior que contém seu sangue se encontra em Ravello (Itália), da qual foi extraída a porção que se conserva no mosteiro espanhol.

O P. Gabriel Ricci, um dos três capelães do Mosteiro da Encarnação, disse à agência Efe que o sangue não deixou que liquidificar-se desde que foi trazido da Itália.

"Há anos que começou a liquidificar-se e se manteve líquido mais tempo, não é uma questão matemática e se vê pela cor vermelha do sangue, que quando está coagulada tem uma tonalidade marrom escura, e ao mover a ampola", explicou.

Muitos dos fiéis chegaram ao monastério para pedir a intercessão do santo para curar-se de alguma doença. "Um menino que estava moribundo foi trazido do Hospital Menino Jesus por seu pai e se curou de maneira inexplicável depois de que a Prioresa do convento de clausura passasse a ampola sobre a criança doente", relatou à Efe um dos vigilantes ao recordar um fato ocorrido por volta de dez anos atrás.

Do mesmo modo, informou-se que além das celebrações eucarísticas, os fiéis poderão apreciar com maior facilidade o milagre da liquefação graças às duas telas instaladas e que em tempo real mostram como o sangue vai tomando uma cor vermelha viva, indicativo da liquefação.