O Arcebispo Pietro Sambi, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, faleceu ontem à noite no hospital John Hopkins, na cidade de Baltimore à idade de 73 anos, devido a uma série de complicações que seguiram a uma cirurgia pulmonar praticada nele há duas semanas.

Na segunda-feira, o pessoal da Nunciatura Apostólica e a família do Arcebispo, que viajou da Itália depois do agravamento da saúde do Núncio, haviam pedido aos "bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos que ‘ofereçam’ sacrifícios e orações" pela recuperação de Dom Sambi.

O Papa Bento XVI designou Dom Pietro Sambi como Núncio Apostólico nos Estados Unidos ao final de 2005, cargo que assumiu em fevereiro de 2006.

Dom Sambi nasceu na localidade italiana de Sogliano sul Rubicone em 1938. Foi ordenado sacerdote em 14 de março de 1964. Obteve o doutorado em direito canônico e teologia.

Ingressou no serviço diplomático do Vaticano em 1969 e serviu nas Nunciaturas e Delegações apostólicas de Camarões, Israel, Cuba, Argélia, Nicarágua, Bélgica e Índia.

Como Núncio em Israel, o Arcebispo impulsionou uma série de medidas para garantir a liberdade religiosa, a igualdade para as religiões monoteístas e o maior acesso ao culto nos santos lugares.

Recentemente, alguns vaticanistas tinham falado sobre o Arcebispo Sambi como um possível candidato para um cargo importante na Santa Sé.

Os funerais de Dom Pietro Sambi serão celebrados na Basílica Nacional do Santuário da Imaculada Conceição em Washington DC no sábado 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor, às 14:00h.

As exéquias serão transmitidas ao vivo pelo canal católico EWTN.