O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou hoje o estabelecimento de relações diplomáticas entre o Vaticano e a Malásia: no nível de nunciatura apostólica por parte da Santa Sé e de embaixada por parte da Malásia.

No texto de hoje se destaca que a Malásia é o país número 179 que estabelece relações diplomáticas com a Santa Sé. Deste modo recorda que a Igreja Católica neste país "é muito ativa na evangelização e na pastoral para a família e a juventude".

A Igreja "está presente nos campos educativos, caritativo e social, com muitas escolas primárias e secundárias e com instituições a favor dos mais necessitados e dos trabalhadores emigrantes, no respeito da identidade religiosa e cultural de cada um".

Também existem iniciativas para promover a harmonia social e a reconciliação entre as diferentes comunidades religiosas, no diálogo, na igualdade de direitos e de deveres e no respeito recíproco, acrescenta o texto.

No dia 2 de fevereiro de 1998 foi erigida uma delegação apostólica na Malásia que se manteve até agora.

No último 18 de julho, o Papa Bento XVI recebeu em audiência no palácio apostólico de Castel Gandolfo o primeiro-ministro da Malásia, Najib Bin Abdul Razak, ocasião que serviu para realizar o acordo do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Malásia e a Santa Sé.

Malásia tem uma população de 28 306 700 habitantes. O Islã é professado por 60,4 por cento da população e é a religião do Estado; em segundo lugar estão os budistas (19,2 por cento), os cristãos (9,1 por cento), os hinduístas (6,3 por cento), as religiões populares chinesas (2,6 por cento) e os animistas (2,4 por cento).

A Igreja Católica está presente no país desde 1511, com a chegada dos primeiros missionários portugueses à cidade de Malacca, e onde esteve também São Francisco Xavier em 1545.

Hoje a Igreja conta com 9 circunscrições eclesiásticas, reagrupadas ao redor das arquidioceses de Kuala Lumpur (na península), de Kuching e Kota Kinabalu (na ilha de Bornéu).

O pessoal eclesiástico está formado por 11 bispos, 274 sacerdotes diocesanos, 119 sacerdotes religiosos e 123 irmãos, 759 religiosas e 270 seminaristas maiores. A população católica é de 850 720 fiéis, que representam 3 por cento da população total da Malásia.