A Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, que será realizada no próximo mês de agosto, contará com uma participante especial: a monja espanhola Teresita, de 103 anos, a monja de clausura mais idosa do mundo. Ela sairá pela primeira vez do convento onde vive há mais de 84 anos para comparecer ao encontro do Papa com os jovens.

A Irmã Teresita entrou no convento no qual ainda vive até hoje exatamente no dia em que Bento XVI nasceu, 16 de abril de 1927, assinala o Portal Canção Nova Notícias.

A freira que pertence à Ordem Cisterciense, foi por mais de 20 anos madre superiora da instituição, e mesmo depois de aposentada continuou vivendo no mosteiro sem contato com o mundo exterior.

Entrevistada pelo jornal espanhol ‘El Mundo’, a Irmã Teresita revela que teve medo ao optar pela vida monástica, mas foi ajudada por Deus. “Eu não sabia nada de monjas, mas Ele e Santa Terezinha me ajudaram e entre eles se acertaram para que não perdesse o ânimo” - declarou. Desde então, a vida da religiosa é dedicada à oração e ao trabalho no convento.

Segundo ela, “não se pode viver aborrecida em um convento: termina mal; ou se é feliz ou nada”. Para a religiosa, o segredo de sua alegria consiste em fazer aquilo para o que foi feita. “Cada um deve ser feliz em sua profissão. As pessoas se sentem felizes quando seguem sua vocação. Só quem a vive pode sabê-lo” – garante.

‘El Mundo’ afirma que mesmo com 103 anos, a monja não se acomoda e continua acreditando que tem muitas coisas ainda por fazer: “Se Deus segue me mantendo aqui é por algum motivo”, declarou a religiosa, destacando que a oração é o maior dom que recebeu nestes mais de 100 anos de vida.

Sobre o seu modo de viver, Irmã Teresita foi bem clara: “Sei que muitos não entenderão minha maneira de viver, mas eu não entendo outra” - afirmou.