Os Museus Vaticanos emprestaram ao Museu do Prado na Espanha "A Descida da cruz", uma das obras mestras do famoso pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, com ocasião da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011 (JMJ).

O quadro formará da parte da exposição "A Palavra feita imagem. Pinturas de Cristo no Museu do Prado", uma das mais de 300 atividades culturais preparadas para a próxima JMJ Madrid 2011.

A mostra inclui 14 obras mestras de grandes artistas como Frangélico, El Greco e Velázquez, que mostram diferentes facetas de Cristo através da arte.

Em referência a esta mostra visual de teologia, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, agradeceu ao Museu do Prado sua colaboração e recordou aos quão jovens que esta é uma oportunidade única para arraigar-se em Cristo.

"Estou seguro que dezenas de milhares de jovens gozarão da beleza estética deste percurso da imagem de Cristo pelo Prado; mas além disso para muitos deles será uma profunda experiência da fé", afirmou.

A exibição também reúne obra de autores como Ribera, Zurbarán, Murillo e Juan de Juanes.

Os organizadores incluíram um tour virtual desta exposição no site www.museodelprado.es

A entrada ao Museu será gratuita para todos os participantes da JMJ que se celebra entre os dias 16 a 21 de agosto.