O Arcebispo de Santiago de Compostela (Espanha), Dom Julián Barrio, insistiu esta segunda-feira à sociedade que adote uma "atitude de conversão" para assim conseguir "encontrar os elementos necessários para superar a crise".

"É necessário criar pontos luminosos de humanidade nova, porém não vamos encontrar os elementos necessários para superar a crise se não mudarmos em nosso interior com uma atitude de conversão", afirmou o Arcebispo na homilia pronunciada pela ocasião da celebração da Oferenda ao Apóstolo.

Em um discurso no qual fez referência à recente visita do Papa a Santiago (em novembro de 2010) e à Jornada Mundial da Juventude de Madri (que se realiza em agosto deste ano), Dom Julián Barrio recordou às "pessoas mais afetadas pela crise" e as situou no "horizonte moral para recuperar a confiança".

Deste modo teve palavras de lembrança para os que "morreram pelas conseqüências do terrorismo sempre irracional" e pediu pelos governantes e por "todas aquelas pessoas que estão oferecendo seus melhores esforços" para "responder às exigências do bem comum e construir uma sociedade melhor".

O Arcebispo também encomendou ao Apóstolo as famílias galegas, para que "com a colaboração necessária" ponham "todo seu empenho na nobre tarefa de formar as gerações mais jovens, animando-as a construir uma sociedade onde se viva os princípios morais e espirituais que garantam o respeito sagrado à pessoa".

O papel de Deus "desapareceu"

"É preciso obedecer a Deus antes que os homens", indicou Dom Barrio, que, no transcurso da homilia, pediu a bênção para o Rei e sua família e criticou a "cultura atual", na qual "a autonomia humana se converteu no valor mais decisivo, o progresso substituiu a providência e o papel de Deus, em grande parte, desapareceu da consciência".

Diante disto, o Arcebispo replicou que "Deus jamais privará o homem de sua liberdade", embora "atuar com um fim contrário ao bem de sua natureza humana não é liberdade verdadeira, já que a liberdade se ordena para o bem".

"Uma lei civil que, transbordando os limites de sua competência, contradiga a verdade do homem, não reconhecendo seus direitos fundamentais ou inclusive atropelando-os, carece de força obrigatória", sentenciou.

Oferenda ao Apóstolo

Dom Julián Barrio celebrou esta segunda-feira a Eucaristia central no ato da Oferenda ao Apóstolo deste 2011, no qual participou como delegada dos reis –e pela primeira vez para ela–, a presidenta do Parlamento galego, Pilar Rojo, entre outras personalidades sociais, políticas e militares.

Depois do evento, que concluiu por volta do meio-dia, as autoridades presentes foram a uma ceia por motivo da Solenidade do Apóstolo São Tiago.