Os católicos na Noruega expressaram seu estupor e total rechaço ante o atentado terrorista perpetrado hoje com um carro bomba no centro desta capital, que deixou como saldo 7 mortos e 20 feridos. Segundo as primeiras informações, os autores seriam extremistas muçulmanos.

Em declarações ao grupo ACI, o diretor de comunicações da diocese do Oslo, Pe. Paul Bratbak, assinalou que "estamos muito acostumados à calma nesta pequena nação aonde nada disto acontece. O que sucedeu é demasiado para todos nós".

Logo depois da explosão do carro bomba, um homem abriu fogo em um acampamento das juventudes socialdemocratas perto de Oslo, onde assassinou ao menos a 80 jovens, conforme informa o Washington Post. O homem já foi detido pela polícia.

O New York Times afirmou que os autores do atentado e do tiroteio seriam membros do grupo terrorista muçulmano Ansar al-Jihad al-Alami. Entretanto não foi confirmada a autenticidade da declaração o que gerou ainda mais confusão nos noruegueses.

Enquanto isso, nações como El Salvador expressaram sua solidariedade à Noruega após o atentado que afetou gravemente o centro governamental de Oslo e que não feriu o primeiro ministro Jens Stoltenberg.

Logo após o ataque, a polícia norueguesa ordenou a evacuação das redações de vários meios de imprensa, e também da estação central de ferrovia e pelo menos dois centros comerciais.

As redações da rádio pública NRK, assim como os jornais VG, NTB, Aftenposten e o canal TV2, os principais do país, foram desalojados por razões de segurança.

Pouco antes do desalojamento, o próprio premiê Jens Stoltenberg, qualificou de "grave" a situação, em declarações por telefone à televisão norueguesa TV2 desde um lugar não revelado por razões de segurança.

O Pe. Bratbak disse também ao grupo ACI que escutou na rádio as notícias do atentado enquanto dirigia das montanhas de volta à cidade depois de participar de um retiro de uma semana. "Foi muito chocante voltar para isto logo depois de um retiro. Recém estava reconectando-me com o mundo", acrescentou.

Para ouvir as notícias, apressou-se para chegar a Oslo.

Muitas das velas na capela estavam acesas na capela da Catedral, contou o presbítero, o que mostra que muitos fiéis foram lá para rezar. "Tudo está muito caótico neste momento que estamos tentando acalmar-nos para orar", afirmou.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse ao grupo ACI em Roma que o Vaticano divulgaria uma declaração se for confirmada uma motivação religiosa nos ataques desta sexta-feira 22 de julho.

(Atualizado às 23:58p.m. de 22/07/2011 GMT-5)