O Papa Bento XVI expressou suas condolências à diocese de Rumbek (Sudão do Sul) pela morte de seu Bispo, Dom Cesare Mazzolari, quem dedicou sua vida a difundir o Evangelho na África.

O Bispo de Rumbek morreu no último 16 de julho durante a celebração da Missa da Virgem do Carmo, poucos dias depois da independência do Sudão do Sul –cuja população é majoritariamente cristã–, lugar que ele evangelizou por mais de 30 anos.

Em uma nota assinada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Santo Padre expressou sua dor "pelas inesperadas notícias da morte do Bispo Mazzolari".

"Com gratidão ao Deus todo poderoso pela longa vida do Bispo dedicada como missionário comboniano e por seu serviço caritativo às pessoas da África. Sua Santidade encomenda sua alma à misericórdia do Coração de Jesus", acrescentou.

O Papa Bento XVI também eleva suas orações por "aqueles que rezam pelo descanso do Bispo Mazzolari, o Santo Padre outorga sua Bênção Apostólica como mostra de fortaleza e consolo no Senhor ressuscitado".

Desde o falecimento do Bispo as portas da Catedral da Sagrada Família de Rumbek, onde descansa seu corpo, permanecem abertas dia e noite para permitir a uma interminável fila de homens e mulheres vindos de todas as partes do Sudão para dar seu último adeus ao Prelado.
O Sudão do Sul decretou três dias de luto nacional, pois tanto para católicos como muçulmanos o prelado sempre foi um homem de paz.

O Padre Cesare, uma vida dedicada à missão

Dom Mazzolari, dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, nasceu em Brescia (Itália) em 1937, foi ordenado sacerdote comboniano em 1962 e em 1981 foi destinado ao Sudão.

Durante a guerra civil, entre 1983 e o ano 2005, Dom. Mazzolari colaborou no desenvolvimento do país construindo escolas, contribuindo com ajudas, missionários e a palavra do Evangelho à população, realmente degradada após o conflito.

Fundou a associação católica Cesar Onlus, cujo objetivo é o desenvolvimento do Sudão do Sul, que conta com o site www.cesarsudan.org para receber doações.