Para a surpresa do Vigário Apostólico de Trípoli, Dom Giovanni Innocenzo Martinelli não há sinais por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da Europa de que acatarão a proposta de trégua para os bombardeios a Trípoli (capital da Líbia) para o tempo do Ramadã, o período sagrado de 30 dias para os muçulmanos, que terá início no dia 1° de agosto.

“As bombas continuam a cair e já foi anunciado que nenhuma trégua será respeitada em função do Ramadã, que começa no fim deste mês” – frisou o prelado.

“Mas pelo menos uma nova ‘estratégia humanitária’ foi adotada para tentar evitar vítimas entre os civis” afirmou à Agência Fides Dom Giovanni Martinelli criticando a estratégia da OTAN de espalhar panfletos antes de bombardear uma localidade.

“Antes de bombardear uma determinada área – explica Dom Martinelli – a OTAN espalha opúsculos na região advertindo a população de que nos dias seguintes o bairro será bombardeado. As pessoas obviamente não gostam porque devem deixar suas casas e procurar abrigo provisório, mas pelo menos, se preocupam em evitar vítimas inocentes”, asseverou Dom Martinelli.

O Vigário Apostólico de Trípoli afirmou ainda à agência vaticana Fides que “na semana passada, na área de Tajura, houve um bombardeio muito violento, com mais de 30 bombas lançadas na região. Não entendo porque aquela área foi tão violentamente bombardeada, mas o certo é que continuam a atacar, na esperança de atingir o líder”.

“O que me surpreende é a indiferença da OTAN e da Europa diante da proposta de trégua no Ramadã. Para todos os líbios (pró ou contra Kaddafi) o Ramadã é um período sagrado e este sentimento deveria ser respeitado” – conclui Dom Martinelli.