O Papa Bento XVI expressou sua dor pelo falecimento de Paolo Bertone, irmão do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, ocorrido esta manhã à idade de 81 anos depois de uma longa doença.

Na mensagem enviada ao Cardeal Bertone, Bento XVI manifestou sua "proximidade” e “sentidos pêsames” ao cardeal e a todos os seus familiares, em particular à esposa do senhor Paolo Bertone “a senhora Pina, aos filhos Cristiano e Stefania com suas famílias, e os irmãos Valeriano e Mariuccia".

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) recorda que Paolo Bertone era o terceiro de oito filhos e um ex-aluno salesiano.

"Sua vida esteve caracterizada por uma fé ardente e uma filial devoção Mariana, expressa sobre tudo na oração freqüente do terço. Foi um pai generoso e marido altruísta, era um homem que amava cultivar as relações humanas, sempre de bom humor", escreve LOR.

Em sua mensagem, o Papa assegura sua “participação espiritual na liturgia fúnebre, e elevo fervorosas orações para que o querido falecido possa compartilhar com o Senhor Ressuscitado a alegria e a paz sem fim". Depois do qual outorgou sua bênção apostólica.

As exéquias serão celebradas na segunda-feira 25 de julho às 11:30 a.m. na igreja paroquial dos Santos Pedro e Solutor em Romano Canavese, Roma (Itália).